1: Em que, então, se avantaja o judeu? Ou qual é a utilidade da circuncisão?
2: Muita, em todos os aspectos. Principalmente porque lhes foram confiados os oráculos de Deus.
3: Mas então! Se alguns deles não foram fiéis, acaso a sua infidelidade destruirá a fidelidade de Deus?
4: De modo algum. Porque Deus há de ser reconhecido como veraz, e todo homem como mentiroso, segundo está escrito: Assim, serás reconhecido justo nas tuas palavras e vencerás, quando julgares (Sl 50,6).*
5: Portanto, se a nossa injustiça realça a justiça de Deus, que diremos então? Para falar como os homens: não é injusto Deus quando descarrega a sua cólera?
6: Certo que não! De outra maneira, como julgaria Deus o mundo?
7: Mas, se a verdade de Deus brilha ainda mais para a sua glória por minha mentira, por que serei eu ainda julgado pecador?
8: Então, por que não faríamos o mal para que dele venha o bem, expressão que os caluniadores, falsamente, nos atribuem? É justo que estes tais sejam condenados.
9: E então? Avantajamo-nos a eles? De maneira alguma. Pois já demonstramos que judeus e gregos estão todos sob o domínio do pecado, como está escrito:
10: Não há nenhum justo, não há sequer um.
11: Não há um só que tenha inteligência, um só que busque a Deus.
12: Extraviaram-se todos e todos se perverteram. Não há quem faça o bem, não há sequer um (Sl 13,lss).
13: A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas enganam; veneno de áspide está debaixo dos seus lábios (Sl 5,10; 139,4).
14: A sua boca está cheia de maldição e amargor (Sl 9,28).
15: Os seus pés são velozes para derramar sangue.
16: Há destruição e ruína nos seus caminhos,
17: e não conhecem o caminho da paz (Is 59,7s).
18: Não há temor a Deus diante dos seus olhos (Sl 35,2).
19: Ora, sabemos que tudo o que diz a lei, di-lo aos que estão sujeitos à Lei, para que toda boca fique fechada e que o mundo inteiro seja reconhecido culpado diante de Deus.
20: Porquanto pela observância da Lei nenhum homem será justificado diante dele, porque a Lei se limita a dar o conhecimento do pecado.
21: Mas, agora, sem o concurso da lei, manifestou-se a justiça de Deus, atestada pela Lei e pelos profetas.
22: Esta é a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos os fiéis (pois não há distinção;
23: com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus),
24: e são justificados gratuitamente por sua graça; tal é a obra da redenção, realizada em Jesus Cristo.
25: Deus o destinou para ser, pelo seu sangue, vítima de propiciação mediante a fé. Assim, ele manifesta a sua justiça; porque no tempo de sua paciência, ele havia deixado sem castigo os pecados anteriores.*
26: Assim, digo eu, ele manifesta a sua justiça no tempo presente, exercendo a justiça e justificando aquele que tem fé em Jesus.
27: Onde está, portanto, o motivo de se gloriar? Foi eliminado. Por qual Lei? Pela das obras? Não, mas pela Lei da fé.*
28: Porque julgamos que o homem é justificado pela fé, sem as observâncias da lei.
29: Ou Deus só o é dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, ele o é também dos pagãos.*
30: Porque não há mais que um só Deus, o qual justificará pela fé os circuncisos e, também pela fé, os incircuncisos.
31: Destruímos então a Lei pela fé? De modo algum. Pelo contrário, damos-lhe toda a sua força.