1: “Faze vir junto de ti, do meio dos israelitas, teu irmão Aarão com seus filhos para me servirem no ofício sacerdotal: Aarão, Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar, filhos de Aarão.
2: Farás para teu irmão Aarão vestes sagradas em sinal de dignidade e de distinção.
3: Fala aos homens inteligentes a quem enchi do espírito de sabedoria, para que confeccionem as vestes de Aarão, de sorte que ele seja consagrado ao meu sacerdócio.
4: Eis as vestes que deverão fazer: um peitoral, um efod, um manto, uma túnica bordada, um turbante e um cinto. Tais são as vestes que farão para teu irmão Aarão e para os seus filhos, a fim de que sejam sacerdotes a meu serviço;
5: empregarão ouro, púrpura violeta e escarlate, carmesim e linho fino.
6: O efod será feito de ouro, de púrpura violeta e escarlate, de carmesim e de linho fino retorcido, artisticamente tecidos.*
7: Nas duas extremidades, haverá duas alças, que o sustentarão.
8: O cinto que se passará sobre o efod para fixá-lo será feito do mesmo trabalho e fará com ele uma só peça: ouro, púrpura violeta e escarlate, carmesim e linho fino retorcido.
9: Tomarás duas pedras de ônix e gravarás nelas o nome dos filhos de Israel:
10: seis nomes numa pedra, seis noutra, por ordem de idade.
11: Os nomes dos filhos de Israel, que gravarás nas duas pedras, serão à maneira de selos gravados por lapidadores; e as duas pedras serão encaixadas em filigranas de ouro.
12: Colocarás essas duas pedras nas alças do efod, em memória dos filhos de Israel, cujos nomes serão levados por Aarão nos seus dois ombros, à guisa de memória diante do Senhor.
13: Farás engastes de ouro
14: e duas correntinhas de ouro puro entrelaçadas em forma de cordões, que fixarás nos engastes.
15: Farás um peitoral de julgamento artisticamente trabalhado, do mesmo tecido que o efod: ouro, púrpura violeta e escarlate, carmesim e linho fino retorcido.*
16: Será quadrado, dobrado em dois, do comprimento de um palmo e de largura de um palmo.
17: Tu o guarnecerás com quatro fileiras de pedrarias. Primeira fileira: um sárdio, um topázio e uma esmeralda;
18: segunda fileira: um rubi, uma safira, um diamante;
19: terceira fileira: uma opala, uma ágata e uma ametista;
20: quarta fileira: um crisólito, um ônix e um jaspe. Serão engastadas em uma filigrana de ouro.
21: E, correspondendo aos nomes dos filhos de Israel, serão em número de doze, e em cada uma será gravado o nome de uma das doze tribos, à maneira de um sinete.
22: Farás também para o peitoral correntinhas de ouro puro, entrelaçadas em forma de cordões.
23: Farás ainda para o peitoral dois anéis de ouro, que fixarás em suas extremidades.
24: Passarás os dois cordões de ouro nos dois anéis,
25: e prenderás as suas duas pontas nos dois colchetes, unindo-os nas duas alças do efod para o lado da frente.
26: Farás ainda dois anéis de ouro que fixarás nas duas extremidades do peitoral, na sua orla interior aplicada contra o efod.
27: E enfim dois outros anéis de ouro que fixarás na parte dianteira, por baixo das duas alças do efod, à altura da junção, no cinto do efod.
28: Serão presos os anéis do peitoral aos do efod por meio de uma fita de púrpura violeta, a fim de que o peitoral se fixe sobre a cintura do efod, e assim não se separe dele.
29: Desse modo, entrando no santuário, Aarão levará sobre o seu coração os nomes dos filhos de Israel gravados sobre o peitoral de julgamento, como memorial perpétuo diante do Senhor.
30: No peitoral de julgamento porás o urim e o tumim, para que estejam sobre o peito de Aarão quando ele se apresentar diante do Senhor. Assim Aarão levará constantemente sobre o seu coração, diante do Senhor, o julgamento dos israelitas.*
31: Farás o manto do efod inteiramente de púrpura violeta.
32: Haverá no meio uma abertura para a cabeça, e em volta uma orla tecida, que será como a abertura de um colete, para que não se rompa.
33: Em volta de toda a orla inferior, porás romãs de púrpura violeta e escarlate, assim como carmesim, entremeadas de campainhas de ouro:
34: uma campainha de ouro, uma romã, outra campainha de ouro, outra romã em todo o contorno da orla inferior do manto.
35: Aarão será revestido desse manto quando exercer suas funções, a fim de se ouvir o som das campainhas quando entrar no santuário, diante do Senhor, e quando sair, e para que não morra.
36: Farás uma lâmina de ouro puro na qual gravarás, como num sinete, “Santidade ao Senhor”.
37: Tu a prenderás com uma fita de púrpura violeta na frente do turbante.
38: Estará na fronte de Aarão, que levará assim a carga das faltas cometidas pelos israelitas, na ocasião de algumas santas ofertas que possam apresentar: estará continuamente na sua fronte, para que os israelitas sejam aceitos pelo Senhor.
39: Farás uma túnica de linho, um turbante de linho e um cinto bordado.
40: Farás túnicas para os filhos de Aarão, cinto e tiaras, em sinal de dignidade e de distinção.
41: Revestirás desses ornamentos teu irmão Aarão e seus filhos e os ungirás, os empossarás e os consagrarás, a fim de que sejam sacerdotes a meu serviço.
42: Tu lhes farás também, para cobrir a sua nudez, calções de linho que irão da cintura até as coxas.
43: Aarão e seus filhos os levarão quando entrarem na tenda de reunião, ou quando se aproximarem do altar para fazer o serviço do santuário, sob pena de incorrerem numa falta mortal. Essa é uma lei perpétua para Aarão e sua posteridade.”