1: Então, Holofernes disse-lhe: “Tranquiliza-te! Não temas em teu coração, pois nunca fiz mal algum a quem estivesse pronto a servir o rei Nabucodonosor.
2: Se teu povo não me tivesse desprezado, eu não teria levantado a minha lança contra ele.
3: Mas dize-me, agora, por que os deixaste e vieste para o meio de nós?”.
4: Judite respondeu-lhe: “Ouve as palavras de tua serva, porque se seguires as palavras que te vou dizer, o Senhor chegará aos seus fins por ti.
5: Juro-o por Nabucodonosor, rei da terra, e por seu poder que está nas tuas mãos para castigo daqueles que se desviam, porque não somente contribuis para que os homens o sirvam, mas até os animais do campo lhe obedecem.
6: A sabedoria de teu espírito é, com efeito, célebre em todas as nações, todo o mundo sabe que és o único bom e poderoso em seu reino e tua administração é louvada em todas as províncias.
7: O que disse Aquior não é um segredo e ninguém ignora o que ordenaste que lhe fosse feito.
8: Porque é manifesto que nosso Deus está de tal forma ofendido pelos pecados do povo, que lhe mandou dizer por meio de seus profetas, que o entregaria por causa de seus pecados.
9: E como os israelitas sabem que ofenderam o seu Deus, tu te tornaste um objeto de terror.
10: Além disso, a fome aperta-os e pela falta de água estão já como mortos.
11: Chegam até a matar os seus animais para beberem o seu sangue.
12: E mesmo as primícias consagradas ao Senhor, seu Deus, que o Senhor lhes proibiu tocar – trigo, vinho e azeite – eles pensam empregá-las e querem assim comer aquilo que não lhes é permitido nem tocar com as mãos. Procedendo assim, é certo que serão entregues à ruína.
13: E eu, tua serva, que sei de tudo isso, fugi do meio deles e o Senhor mandou-me a ti para dizer-te essas coisas.
14: Porque tua serva teme a Deus, mesmo junto de ti e ela sairá do acampamento para orar a Deus.
15: Ele me dirá quando vai puni-los pelos seus pecados e eu virei dizer-te. Então, vou te levar até o coração de Jerusalém e encontrarás todo o povo de Israel como um rebanho de ovelhas sem pastor e não haverá sequer um cão para ladrar contra ti.
16: Isto me foi dito pela providência divina;
17: e como Deus está irritado contra eles, fui enviada para te anunciar”.
18: Holofernes e seus servos alegraram-se com esse discurso e admiraram a sabedoria de Judite, dizendo uns aos outros:
19: “Não há sobre a terra mulher semelhante a esta no valor, na beleza e na sabedoria de suas palavras”.
20: Holofernes disse-lhe: “Deus fez muito bem em te mandar antes do povo, a fim de que possas entregá-lo nas nossas mãos.
21: Teu plano é bom: se teu Deus fizer isso por mim, ele será também o meu Deus e tu serás grande na casa de Nabucodonosor e o teu nome será célebre em toda a terra”.